Thursday, June 29, 2006

Manuel da Fonseca




Como ele também eu nasci em Cerromaior! Talvez por isso é que ele é o meu escritor português de eleição.
Ninguém como ele para descrever tão bem o sofrido Alentejo de outros tempos, apesar da diferença em certas zonas não serem nenhumas.
Para quem não sabe, Cerromaior não é mais que o nome de Santiago do Cacem. Terra boa do nosso Alentejo!
Ainda tenho nos meus olhos o tempo de meninice, quando ia a caminho de Sines nas férias grandes.
Chegada a Grândola, no autocarro, ficava em pulgas para começar o caminho de curvas até Cerromaior. Depois vinha a vila e a seguir a herdade da minha madrinha, toda ela trigo pronto para ceifar. As mulheres e homens, partidos pelo meio a ceifar e a cantar aquelas cantigas de embalar.
Sim, de embalar! A meio da tarde com o sol de chapa e a ouvir aquelas cantigas doces … cadentes … somos embalados e levados para o mundo dos sonhos… e sonhamos acordados.
Ainda sinto o calor no rosto, o sabor do pão com azeitonas que eu comia ás mulheres da ceifa e depois o capataz tinha que ir pedir à minha madrinha comida para o pessoal. Eles não ficavam muito aborrecidos, porque Teresinha Reis mandava toucinho entremeado e lombo de porco assado, coisa que para aquela boa gente só passava pelo estreito em dias de festa.
Ainda sou maluca por uma açorda, por umas migas com muitos coentros e um bom ensopado de borrego pela Páscoa nos piqueniques colectivos.
Depois vinha Sines e a praia, de volta a casa de novo Cerromaior.
Apesar de ter nascido em Santiago do Cacem, os meus pais registraram-me como se eu tivesse nascido em Sines (eles moravam lá, tinham uma casa com 11 assoalhadas entre a casa de Vasco da Gama e o Castelo de Sines).
Gosto muito de Sines mas o meu coração palpita é mesmo com as cearas em Cerromaior, não que eu as tenha visto ultimamente mas pelo menos com as cearas da minha meninice.
Este Verão quero ver se lá passo e se ainda vejo as mulheres e homens partidos pelo meio a ceifar o ouro do Alentejo e a cantarem cantigas de embalar …

0 Comments:

Post a Comment

<< Home